Terça-feira, 06 DE Outubro 2009

 

O Benfica criou um fundo de investimento em passes de jogadores de futebol de 40 milhões de euros.
Denominado de "Benfica Stars Fund", este Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado irá comprar passes de jogadores do plantel do clube da Luz, está registado e aprovado pela CMVM, será gerido pela ESAF, Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário (do Grupo BES) e será transaccionado nos mercados secundários (provavelmente da Euronext).
O objecto principal do fundo consistirá no direito a participar em determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de um conjunto de jogadores vinculados desportivamente ao Benfica.
Este fundo é constituído pelos seguintes futebolistas:
 

 
Jogador
% Adquirida pelo Fundo
Valor pago pelo Fundo
Avaliação para o Fundo
David Luiz
25%
4,5
18
Di Maria
20%
4,4
22
David Simão
25%
0,375
1,5
Javi Garcia
20%
3,4
17
Leandro Pimenta
25%
0,375
1,5
Miguel Vitor
25%
0,5
2
Nelson Oliveira
25%
2
8
Roderick Miranda
25%
2
8
Ruben Amorim
50%
1,5
3
Shaffer
40%
1,4
3,5
Urretaviscaya
20%
1,2
6
Yartey
25%
0,375
1,5

(valores em milhões de euros)

 

Principais notas sobre o “Benfica Stars Fund”:
  • 40 milhões de Euros é o capital inicial do “Benfica Stars Fund”, estando disponíveis 8 milhões de acções (unidades) destinadas a subscritores, tendo cada participação o valor de 5€, ajustados mensalmente consoante o valor líquido global do Fundo.
  • O Fundo não pode deter mais de 60% dos direitos económicos de cada atleta e a Benfica SAD terá sempre que deter 10% dos direitos de cada jogador.
  • Os jogadores elegíveis para fazerem parte do Fundo terão que ter entre 16 e 25 anos e o tempo de contrato a cumprir no clube nunca poderá ser inferior a 3 anos.
  • As percentagens dos passes adquiridos pelo Fundo ao Benfica, servem de referência para negócios futuros. Assim o Benfica fica obrigado a vender um jogador, sempre que a proposta seja igual ou superior ao valor de referência do Fundo.
  • Quando o Benfica receber uma proposta por um jogador, pode readquirir a percentagem do jogador alienada ao Fundo, pelo valor que lhe seria devido caso a proposta fosse aceite.
A grande questão que se coloca (e nem quero entrar pelos valores atribuídos aos jogadores) é qual a esperança de vida deste fundo e o que sucede ao investimento feito pelo fundo se um determinado jogador presente no fundo nunca for vendido!
 
Esta iniciativa não é nova, pois o primeiro fundo de jogadores portugueses, foi criado pela Orey Financial com jogadores do Sporting e com um valor de 2,5 milhões de euros. A Orey Financial ainda criou e geriu mais dois fundos, um do Porto e outro do Boavista. Hoje já nenhum existe, foram todos liquidados, o do Sporting em 2007 e o do Porto em 2008. Cumpre ainda referir que o Fundo do SCP chegou a valorizar 80% com a venda do Cristiano Ronaldo ao Man Utd e o do FCP atingiu uma rentabilidade de 37% após a vitória na Champions e as vendas de Deco, R. Carvalho, P. Ferreira e P. Mendes.
publicado por Spaceship às 17:32
De facto, pouco tenho a dizer sobre essa solução financeira.
Apenas contesto os valores dos jogadores, pois considero uma sobrevalorização excessiva com o único objectivo de criar liquidez. Mas considero legitimo, apesar das possibilidades já referidas no post pois se nenhum jogador for vendido, o que acontecerá?? E relativamente a alguns deles isso é bem possivel, tendo em atenção o passado recento do SLB nessas matérias.
De resto apenas aguardo com alguma curiosidade a posição assumida pelo Ika. Pois, todos sabem qual a sua posição sempre que o FCP negociou um jogador através de fundos que nem sequer eram controlados ou geridos pelo FCP. Aguardo.
AR a 6 de Outubro de 2009 às 18:10
Antes de tudo vou explicar a minha posição. Tenho muitas dúvidas dos resultados práticos destes fundos. Mas isto sou eu, com algumas limitações no que a fundos de investimento diz respeito.

Em relação aos fundos do Benfica e do FCP várias diferenças existem. O fundo do FCP era controlado sabe-se lá por quem e longe da supervisão das instituições nacionais.

O fundo do Benfica não só foi aprovado pela CMVM como tem o BES como operador desse fundo.

Num há total transparência noutro há total obscuridade.

A grande critica que eu fiz, e a lembre que eu levantei, não foi sobre os fundos da forma como o Spaceship explicou, mas sim, quando veio a público que o FCP tinha vendido uns meses antes percentagem de jogadores.....e meses depois foi buscá-los outra vez. Esta circulação de partes de passes de jogadores é que foi suspeita. Aliás esta operação levantou dúvidas. Não será por acaso que tempos depois o FCP resolveu acabar com o fundo.

Será por certo coincidência
lmb a 6 de Outubro de 2009 às 18:29
Pois bem.
O sr ika mais uma vez demonstra ignorância ou falta de capacidade de interpretação.
Em mais uma das tentativas de atacar o FCP, o que a overdose de vitórias lhe provocam, acusa o FCP de ter um fundo obscuro. Pois bem. Como disse e bem o Spaceship, o único fundo que o FCP teve era controlado pela grupo órey, e com a autorização e supervisão da CMVM. O sr ika deve-se estar a referir a um outro fundo onde o FCP investiu de um grupo estrangeiro, que depois de serem levantadas algumas dúvidas sobre a sua idoneidade, retirou os jogadores recomprando-os. Algo perfeitamente normal neste jogo mobiliário. Ou será que o SLB nunca mais vai comprar as percentagens dos passes que agora vendeu ao fundo?? ou mesmo que não compre não pode comprar?? Demonstração de clara ignorância!!! O que és triste.

Mas voltando ao assunto em questão:
Refere o sr ika obscuridade noutros negócios em que participou o FCP, apesar de já explicados em cima. mas o que será que diz de negócios do seu clube, e desta direcção à não muito tempo? na realidade, o facto de a constituição do BSF ter sido autorizada pela CMVM - e o facto de ele ser gerido pela ESAF, Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, SA - transmite uma imagem de legitimidade e transparência (situação que nunca foi por mim questionada). No entanto nem sempre foi assim por aquelas bandas. O que dizer, de negócios anteriores do clube, nomeadamente a venda parcial dos direitos económicos de Miguel, Manuel Fernandes, Hélio Roque, Tiago Santos e João Vilela, negociada em Março de 2005 pelo presidente Luís Filipe Vieira, em Telavive, por cerca de nove milhões de euros?? Aguardo o comentário do sr ika.

Mas vejo ainda outros problemas neste fundo: com esta situação o clube está a fazer uma enorme descapitalização dos principais activos, leia-se os jogadores. Senão vejamos: De acordo com o último relatório consolidado da sociedade, no dia 30 de Junho de 2008 a SAD detinha apenas 50% do passe de David Luiz (agora vendeu outros 25% ao BSF). Os 20% do passe de Di María transferidos para o fundo somam-se aos 10% detidos pela Gestifute desde Novembro passado. Outros jogadores frequentemente titulares - como Javi García, Shaffer ou Rúben Amorim - também foram (parcialmente) vendidos ao BSF. Estes nomes somam-se aos de outros jovens jogadores não incluídos no BSF, como Sidnei ou Ramires, cujos passes também pertencem, em parte, a terceiros (Gestifute, MSI). Afinal o que tem o SLB??? Será que está mesmo hipotecado por muitos anos!?!?!
AR a 7 de Outubro de 2009 às 19:51
A lógica da constituição de um fundo de jogadores por parte de um clube, não me causa qualquer tipo de constrangimento se estiver a analisar a questão do ponto de vista do clube.
Basicamente é uma forma de os clubes se financiarem, recebendo antecipadamente determinados valores que só obteriam quando vendessem um jogador. A qualquer altura o clube pode terminar com o fundo ou retirar determinado jogador do fundo, basta para isso pagar as parcelas a que o fundo tem direito.
Logo, apenas está a antecipar receitas que teria no futuro, ou no caso, de nunca vender esses jogadores, passou a ter liquidez imediata (no fundo é como contrair um empréstimo, sem ter que pagar juros).
Por outro lado, o risco da venda passa a ser partilhado, ou seja, neste caso concreto, o Javi Garcia foi avaliado em 17 milhões para o fundo, se for vendido por apenas 10, o SLB recebe 8 (80% do passe) e o Fundo apenas 2 (20%). Para o Benfica é excelente negócio porque já havia recebido 3,7 do fundo e este é que fica a perder.
Para o fundo ter rendibilidade é necessário que os jogadores sejam vendidos por preços superiores ao valor da sua avaliação e aí é que pode haver problemas, mas esses problemas só existem para os investidores dos fundos, nunca para o clube porque já está salvaguardado.
Daí o presidente do SCP ter criticado as avaliações dos jogadores, por as considerar exageradas, principalmente a de alguns juniores (sabemos como raramente estes jogadores são aproveitados e que muitas vezes acabam por ser sucessivamente emprestados aos clubes sem nunca serem vendidos)..

Cumpre salientar que dos 3 fundos que existiram em Portugal, o do Boavista deu prejuízo, o do SCP só rentabilizou com a venda do CR ao Man Utd e o do FCP também só valorizou quando o clube ganhou a champions e de uma assentada vendeu muito bem Deco, R. Carvalho, P. Ferreira e P. Mendes!
Spaceship a 8 de Outubro de 2009 às 11:51
Esperei bastante tempo para ver a contestação aos factos que escrevi num comentário em cima, por parte do ilustre Ika.
Pensei que o atraso fosse por falta de argumentos ou ignorância. Mas estava enganado. Pura e simplesmente não respondeu, pelo que considero o seu silêncio bastante esclarecedor. Concorada com tudo o que foi dito,assumindo os diversos erros de anáalise feitos anteriormente.
FIco contente.
AR a 15 de Outubro de 2009 às 13:03

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
19
20
21
24
25
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ele é tudo o que disseram dele e muito mais....tiv...
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO