Sexta-feira, 30 DE Outubro 2009

 

Meus caros,
 
Depois de esta semana muito se ter falado de um individuo que não vale um vintém, apesar de alguns insanos o tentarem comparar com o Mourinho, volto hoje ao tema das contas da SAD do FCP. Isto por duas ordens de razões: foram 4ª feira apresentadas e votadas, por um lado, e porque o presidente do Benfica, depois de muito apregoar veio ontem afirmar que vai vender um jogador. Resta saber qual, para quem e por quanto, mas veremos.
As contas do FCP demonstram que teoricamente e contrariando aquela que tem sido a tendência dos últimos anos, o FC Porto não vai precisar de vender jogadores no próximo Verão para cobrir o orçamento de 81,5 milhões de euros para o exercício 2009/2010 aprovado ontem por maioria em Assembleia Geral Ordinária da SAD. As receitas já garantidas atingem os 89,9 milhões de euros e não dependem da inclusão de mais-valias decorrentes da venda de jogadores, prevendo-se ainda que o resultado do próximo exercício, tal como aconteceu nos últimos três, seja positivo, desta feita em cerca de 3 milhões de euros.  Lembro que, apesar de uns mais distraídos e outros por mera ignorância têm dificuldade em perceber que esta é uma das razões pelo qual o passivo não diminuía ao ritmo das receitas pois, tinham sempre que cobrir os orçamentos do ano seguinte.
Este é um valor que pode variar de acordo com a prestação da equipa na Liga dos Campeões, prevendo o orçamento aprovado uma receita próxima da conseguida na última temporada. Sem a necessidade de dividir o market pool por ser a única equipa portuguesa na prova e com o aumento generalizado dos prémios pagos pela UEFA, um rendimento desportivo semelhante ao da última temporada pode até garantir receitas mais elevadas.
Como nota de rodapé, pode referir-se que, a manter-se o cashflow actual, de acordo com os dados da SAD portista, seriam precisos apenas dois anos para resolver definitivamente o passivo. Sublinhe-se igualmente que no capítulo das dívidas aos bancos, à data do fecho do último exercício, FC Porto devia 76 milhões de euros, sendo que no final de Setembro já estavam liquidados 17 milhões de euros, reduzindo o total em dívida para 59 milhões de euros fruto das verbas recebidas pelas vendas de Lisandro, Cissokho e Ibson, mas também por Quaresma e Pepe.
Entretanto, a Assembleia Geral aprovou igualmente por maioria as contas relativas ao exercício de 2008/09, tendo igualmente sido aprovada uma declaração sobre a política de remuneração da administração, onde se reafirma a recusa de recebimento de qualquer prémio pelo desempenho da SAD caso a equipa principal de futebol não garanta o primeiro lugar no campeonato.
 
 
 
(sublinhado meu)
 
Abr Champions
publicado por AR às 10:31
Espero bem que em 2 anos a questão do passivo esteja definitivamente resolvida...tenho muitas (mesmo muitas) dúvidas, mas espero que sim!
Quanto às remunerações e prémios da Administração da SAD, já todos sabem a minha opinião.
Joca a 30 de Outubro de 2009 às 14:07
Não vejo nada de novo..
É de louvar o facto de terem resultado positivo, mas o que eu (sempre) critiquei não é se têm resultado positivo ou negativo, o que eu sempre defendi em relação às contas do FCP é deveria acontecer uma de duas coisas:
- Ou o clube teria que ter sempre resultados bastante positivos;
- Ou então, face aos resultados baixos (ou mesmo negativos) teria que ter reduzido drasticamente o seu passivo.
Até aqui nenhuma das duas aconteceu! O FCP ganha milhoes nas vendas de jogadores e na participação na Champions e nas contas não se percebe para onde vai esse dinheiro..

Por fim, finalizo só com um apontamento, as receitas não estão totalmente garantidas, por exemplo, em relação à Champions, estão previstos que entrem 16 milhões.. No final podem entrar mais (esperemos que sim), mas também podem entrar menos.. E é com a previsão desses 16 milhões vindos da Champions que se chega às receitas de 89,9 milhões..

PS - Para que não se insurjam de imediato, volto a frisar que é muito bom que o FCP tenha resultados positivos! É de louvar! Espero que em breve o Benfica possa também apresentar lucros..
Spaceship a 30 de Outubro de 2009 às 14:22
Aqui ficam uns dados interessantes sobre as contas apresentadas...
1 - A Chamartin (espanhóis que compraram a Amorim Imobiliária), que detém 18,12% dos títulos, absteve-se em todos os pontos da ordem de trabalhos.
Se os resultados fossem assim tão bons, estou certo que votaria a favor, não acham?
2 - O passivo aumentou de 141 para 160 milhões de euros!
Como é que é possível o passivo aumentar, tendo em conta as receitas que o F.C.Porto tem?!
3 - Os capitais próprios continuam abaixo dos 50%, ao contrário do que determina o Art.º 35.º do Código das Sociedades Comercias.

Volto a dizer aquilo que já disse anteriormente...
Por muito que tenha sido feito no plano desportivo, aquilo que se passa no plano financeiro é uma vergonha!!!
Só com o dinheiro que o F.C.Porto já facturou em vendas de jogadores desde que foi Campeão Europeu, o passivo já devia ter sido todo eliminado.
Joca a 30 de Outubro de 2009 às 15:21
Meus caros,
Julgo existir aqui um erro de análise. Este texto não fala de passivo mas sim de orçamento. Lógico é que se as receitas são maiores do que o orçamento, haverá um resultado positivo que serve para baixar o passivo.
Outro aspecto que sempre refiro é que o FCP tinha custos muitos elevados, que as recitas não cobriam. Este ano tal situação não contece, principalmente porque o FCP não tem salários milionários e diminuiu bastante o nº de empregados. Se conseguisse manter a competetividade com estes custos, como refere o texto em 2 anos terminava com o passivo. Qeu reitero vale o que vale, pois se o activo da SAD é superior ao passivo, economicamente falando não há qualquer problema.
Refiro ainda que, o que o Spaceship disse é apenas meia verdade. O FCP ainda não tem garantido o valor da champions do ano passado, mas também não precisa de fazer amesma campanha do ano passado pois só de direitos de TV e de representação ganha o dobro do ano passado pois é o único representante português. Aliás, já está nos 9M€ e ainda só chogou 3 jogos.
Finalmente, e considerando sempre que há muita gente a ser demasiado bem paga, confio na administração da SAD, e digo ainda: quem dera a muitos terem um administração com o sucesso desportivo e económico que esta tem.
Finalmente acrescento que os administradores do FCP, segundo dados europeus são apenas o 18º do ranking: apenas pergunto: será que há 17 clubes mais bem geridos e com mais sucesso desportivo que o FCP?? Tendo também em atenção a dimensão e o mercado portugês?? Fica a pergunta
AR a 30 de Outubro de 2009 às 18:50
Segundo o relatório da FCP SAD, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre o primeiro semestre da época 2009/10, o clube despendeu 2,13 milhões de euros com custos de mediação nas alienações de passes de jogadores.
As entidades beneficiárias dos 2,13 milhões desembolsados pelo FC Porto foram a Robi Plus Ltd (no caso de Lisandro), a Idoloasis - Soc. Unipessoal Lda (Cissokho), a Brazil Soccer Sports Management Ltda (Ibson) e a Natland Financieringsmaatschappij B.V. (Bolatti).
Já os processos de contratação de jogadores foram intermediados pelas entidades Gol Football, Convergence Capital Partners, Natland Financieringsmaatschappij B.V., Deaubert B.V. e pelo agente Ciro J Sanchez, que receberam 1,06 milhões de euros pelos seus serviços.
Anónimo a 18 de Outubro de 2010 às 15:11

Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
17
19
20
21
24
25
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
eu estava a nascer mas nesse ano a unica coisa que...
Correctíssimo ao dizer página mais negra da nossa ...
Então por que foi irradiado o Calabote?
Grande cabrinha... uma pessoa humilde.. de um cora...
....sou benfiquista " desde pequenino", ouvi o rel...
Oferecido de empréstimo ao privadosEstou pronto pa...
Oferecido de empréstimo entre detalheSão detalhe n...
Calabote ter sido erradicado (pois se fosse irradi...
benfica é o lider como a aguea e ...
Posts mais comentados
54 comentários
39 comentários
32 comentários
30 comentários
28 comentários
26 comentários
blogs SAPO